Início da Proposta do Game SuperAção Jovem - Guia do Protagonista 100% Leitor
A galera do Desafio do Protagonista 100% Leitor deram início a leitura do "guia para ser protagonista na escola e na vida" e conheceram algumas dicas para se organizarem nessa grande largada. Eles reforçaram o que é ser um protagonista juvenil. Para ficar ainda mais conectados, curtiram a FANPAGE do Programa SuperAção Jovem no Facebook, onde conferiram dicas especiais sobre leitura, trabalho em time, protagonismo juvenil, além de trocar experiências sobre seus projetos, desafios, conquistas e muito mais!
As professoras Luciana e Eliane orientaram sobre as seis etapas para elaborar um projeto: mobilização, iniciativa, planejamento, execução, avaliação e apropriação dos resultados. Os alunos foram instigados a pensarem em ideias para melhorar a leitura na escola e na comunidade.
Em seguida, tomaram ciência do que é um trabalho em time, definindo qual a missão de um líder e dos liderados, onde todos terão a oportunidade de vivenciar os dois lados, ou seja, de líder e liderado. Foi apresentado também o Mapa de Atividades que fazem parte do Desafio de Protagonismo.
Logo após, começaram a primeira Etapa do Game, onde foram convidados a pensarem juntos, sobre o que é ser protagonista e a mostrar que o jovem é solução. Realizando assim, a primeira atividade que é "Todo jovem tem potencial para ser protagonista!".
A dica de leitura antenada foi dada, e eles perceberam que as atividades são explicadas passo a passo, devendo seguir assim, a todas as orientações.
A seguir, assistiram ao videoclip do Rap da SuperAção, fizeram a discussão da mensagem e analisaram em qual passagem da música fez mais sentido para cada um.
Depois, foram a Sala de Informática para visitarem sites indicados na apostila e discutiram sobre a importância que a leitura tem para os jovens, a escola e o Brasil.
Os alunos foram convidados a criarem uma música com o tema "o jovem não é problema, o jovem é solução!" e a "importância da leitura para os jovens". Todos os percursos foram registrados no "Diário de Bordo".
Para encerrar essa atividade, cada jovem escreveu em uma folha a sua autoavaliação, e reforçaram ainda mais as "pílulas de leitura antenada", onde escolheram livros para lerem que fossem de encontro com o perfil de cada um.