Um time de protagonismo juvenil foi formado para atuarem como parceiros na divulgação da leitura, elaborarem ideias para a melhoria do espaço e se desenvolverem como leitores, junto a proposta "As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura", apresentada pelas professoras Eliane e Luciana do Game SuperAção Jovem.
A primeira atividade a ser realizada foi a parceria entre os jovens para serem protagonistas da sala de leitura e assim envolver todos os alunos de nossa escola nas ações voltadas para a leitura. Executando assim, a "Palavra em Ação" com o objetivo de estimular os jovens protagonistas a refletirem sobre maneiras de contribuir para cada ação da sala de leitura, envolvendo seus colegas e conquistando-os para a leitura.
Em seguida, organizaram-se em duplas e em uma folha em branco anotaram as noves atitudes a serem desenvolvidas pela sala de leitura: parceria, acolhimento, criatividade, organização, liberdade, convívio, mobilização, divulgação e avaliação.
Logo após foram distribuídas imagens solicitando que eles escolhessem uma para representar cada atitude, relacionando-as a uma possibilidade de trabalho na sala de leitura.
Ao final, as duplas apresentaram suas propostas, falaram de cada atitude e explicaram o porque da escolha.